O que é assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia?

É o serviço prestado a empresas públicas, privadas e do terceiro setor que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas empresas para os veículos de comunicação em geral.​

 

Caso algum veículo de comunicação se interesse pelo assunto divulgado pela assessoria de imprensa, ele pode agendar entrevistas com os empresários ou com as pessoas escolhidas para falar com a imprensa. O veículo de comunicação também pode utilizar a divulgação para publicar notas.

 

Tanto a publicação de notas e textos, como o agendamento de entrevistas e a publicação posterior de informações por meio de matérias e reportagens, são gratuitas, se chama mídia espontânea. Não se paga por essa publicação, se paga para a assessoria trabalhar e conseguir esse resultado.​

 

O objetivo é que a empresa que conta com uma assessoria de imprensa se torne uma boa fonte de informação para os veículos de comunicação e para a sociedade.​

 

Públicos

 

Antigamente a empresa ficava no centro da sociedade e tinha a ideia de controle sobre os públicos (clientes, fornecedores, funcionários, governo etc.). Hoje os públicos são dinâmicos e conversam entre si.​

Comunicação atualmente:​

  • Dos públicos para as redes sociais;​
  • Novos produtores de conteúdos;​
  • O conteúdo como centro;​
  • Todos são comunicadores.
Serviços de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia

Acompanhamento de entrevistas: o assessor de imprensa acompanha o assessorado durante a concessão de uma entrevista.​

 

Análise do noticiário: verificação da forma com que a empresa ou temas em que a empresa atua são apresentados na mídia.​

 

Arquivo de material jornalístico: produção de arquivos com pesquisas, fotos, textos, gráficos etc. sobre temas que envolvem a empresa ou o seu setor.​

 

Clipping: identificação sistemática e rotineira na imprensa das citações sobre a empresa ou temas previamente determinados.

 

Release: texto informativo com formato jornalístico produzido para servir de informação à imprensa.​

 

Mailing: lista de jornalistas e veículos de comunicação de interesse da empresa.​

 

Monitoramento: acompanhamento de informações veiculadas sobre a empresa e temas de interesse, inclusive nas redes sociais.​

 

Relatório: avaliam a atuação da assessoria de imprensa e exibem os resultados obtidos após certos períodos ou no fim de projetos e ações.